Culturaliza Dicas Diversão Música

Abertura da Temporada 2018 das Séries: Sinfônica e Lírico ao Meio – Dia e Sinfônica e Lírico em Concerto

Terça e quarta (27 e 28/02), a Orquestra Sinfônica e o Coral Lírico de Minas Gerais iniciam a temporada erudita da Fundação Clóvis Salgado em 2018, com as consagradas séries Sinfônica e Lírico ao Meio-Dia e Sinfônica e Lírico em Concerto. Será interpretada a famosa Cantata Alexander Nevsky, obra prima de Sergei Prokofiev, o mais celebrado compositor da música soviética.

 

A composição é uma adaptação da trilha sonora do filme mudo Alexander Nevsky (1938), do diretor Seguei Eisenstein, também um dos mais importantes cineastas soviéticos. Relacionado ao movimento de arte de vanguarda russa, participou da Revolução de 1917 e da consolidação do cinema como meio de expressão artística, que terá trechos exibidos na quarta-feira, 28.

 

Com regência de Silvio Viegas, regente titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, e professor de Regência na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coro e Orquestra vão se apresentar paralelamente à exibição do filme. Os concertos contam, ainda, com a participação da solista convidada, Aline Lobão (mezzosoprano), premiada nos Concursos “Jovens Solistas”, da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais nas edições 2012 e 2013, “Segunda Musical”, em 2006 e 2014 e vencedora do Prêmio “Ópera – Il Barbieri di Siviglia no Concurso Maria Callas.

 

Silvio Viegas aponta que a cada nova temporada, a ideia é garantir uma experiência nova e diferente para o público, que já conhece a diversidade e a qualidade dos corpos artísticos da FCS. “Sempre procuramos abrir a temporada com um grande concerto que envolva coro e orquestra, diversificando as obras ao longo dos anos e mostrando como os corpos artísticos tem a capacidade de reproduzir sinfonias com uma excelente qualidade”. Ele ainda garante que 2018 será de muita movimentação, “2018 é um ano que se desenha com grandes dificuldades, mas, também, com grandes possibilidades para os artistas, e essa relação é bem ilustrada pela Cantata Alexander Nevsky, que narra a vitória de uma batalha”, ressalta Viegas.

 

Abaixo informações sobre os concertos:

 

Abertura da Temporada 2018 das Séries: Sinfônica e Lírico ao Meio – Dia e Sinfônica e Lírico em Concerto

 

Sinfônica e Lírico ao Meio-Dia – Concerto de Abertura de Temporada

Quando: 27 de fevereiro (terça-feira)

Hora: 12h

Quanto: Entrada gratuita

Onde: Grande Teatro do Palácio das Artes, Av. Afonso Pena, 1537, Centro

 

 

Sinfônica e Lírico em Concerto – Concerto de Abertura de Temporada

Quando: 28 de fevereiro (quarta-feira)

Hora: 20h30

Quanto: R$20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)

Onde: Grande Teatro do Palácio das Artes, Av. Afonso Pena, 1537, Centro

 

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.