Culturaliza Diversão Literatura

“Na terra e no céu: Dante e Petrarca” – com Sérgio Duarte

Quinta (15/03), a Academia Mineira de Letras recebe a palestra “Na Terra e no céu – Dante e Petrarca”, com o Embaixador Sérgio Duarte.

 

A palestra aborda de forma sucinta o surgimento da forma poética do soneto no sul da Itália, seu desenvolvimento ao longo da primeira metade do século XIII (Giacomo da Letini e Guido Cavalcanti) e seu aperfeiçoamento formal e temático com Dante Alighieri e Francesco Petrarca. O assunto será apresentado por meio de exemplos dos poemas escolhidos, com os originais e as traduções projetados em tela. O Embaixador Sérgio Duarte, palestrante da noite, ressalta que “a palestra enfoca as semelhanças do tratamento poético de Dante sobre seu amor por Beatriz e de Petrarca sobre seu amor por Laura. As duas mulheres são descritas e idealizadas como modelos de beleza e virtude em vida e como símbolos de perfeição, recebidas na glória celeste após a morte”.

 

O Embaixador Sérgio Duarte nasceu no Rio de Janeiro, é bacharel em Direito e Administração Pública e Diplomata de carreira no Instituto Rio-Branco. Serviu em Genebra, Buenos Aires, Washington, Manágua, Ottawa, Pequim e Viena (1956 a 2004). Foi subsecretário Geral das Nações Unidas (2007 a 2012); autor de “Escudo de Cristal” (Achiamé, 1984), “Três mulheres apaixonadas” (Cia. das Letras, 1999) e “Pierre de Ronsard, o impenitente sedutor” (Tessitura, 2009).

 

 Abaixo informações sobre a palestra:

 

“Na terra e no céu: Dante e Petrarca” – com Sérgio Duarte

 

Quando: 15 de março

Horas: 19h30

Onde: Academia Mineira de Letras – Rua da Bahia, 1466 – Lourdes

Quanto: Entrada Gratuita – academiamineiradeletras.org.br

 

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.