Carnaval 2018 Culturaliza Dicas

Tapume+Arte

Projeto que teve início em 2005, durante restauração da Casa Bernardo Guimarães, sede da Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP. Com objetivo de promover a expressão artística e atrair a atenção para o novo centro cultural, a ação estendeu-se por outros municípios, e desde 2007, o projeto faz parte do carnaval de Ouro Preto, com a instalação dos murais em pontos estratégicos da cidade, visando tanto a segurança dos foliões e a disseminação da arte em espaços públicos.

 

Ouro Preto com a tradição carnavalesca aliada a sua riqueza arquitetônica e cultural, tornou-se um dos destinos mais procurados em Minas Gerais pelos turistas. Para 2018 a expectativa de público cerca de 40 mil foliões por dia, pensando neste aumento do fluxo foi que a Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP, em parceria com a Prefeitura, realiza durante esta semana a montagem dos murais do Tapume+Arte. O projeto traz arte e segurança para o carnaval e visa celebrar as figuras que fazem parte da vida cultural da cidade.

 

Os tapumes, conhecidos por proteger e isolar áreas de construções civis, ganham cores, tintas e desenhos pelas mãos de alunos, professores e funcionários da FAOP.  Eles são instalados em quatro pontos de grande circulação de pessoas: Na Ponte dos Namorados (Rua Getúlio Vargas); na Ponte dos Contos (rua São José); no beco do Hotel Colonial (Travessa Pe. Camilo Veloso); no beco Pilão (ao lado da Câmara Municipal).

 

 Um dos homenageados desta edição será Francisco de Paula Mendes, um dos músicos mais antigos da cidade de Ouro Preto, com 90 anos de idade e 77 de carreira, será retratado nos murais. Seu Tito, como é conhecido, permanece na ativa, é saxofonista na banda Anjo e no bloco Gatas e Gatões, que se apresenta no dia 12/02. “Me sinto bem com a homenagem, sinto que estou sendo reconhecido por Ouro Preto”, comenta. Além de Seu Tito, as artes farão referência aos 50 anos da FAOP, 280 anos do nascimento do escultor Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e aos 80 anos do tombamento oficial de Ouro Preto.

 

Os murais ficarão expostos até o fim do carnaval.

 

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.