Cinema Culturaliza Dicas Diversão

Cine Humberto Mauro exibe filmografia completa de IDA LUPINO

O Cine Humberto Mauro exibe, durante uma semana, a filmografia completa da atriz, produtora, roteirista e diretora inglesa Ida Lupino, que foi a primeira mulher a dirigir um filme noir e a segunda a ser filiada ao Sindicato de Diretores de Hollywood (a primeira foi Dorothy Arzner).

 

Buscando resgatar a memória e os filmes dirigidos por Ida Lupino é que a Fundação Clóvis Salgado promove, por meio do Cine Humberto Mauro, a mostra inédita Dirigido por Ida Lupino, focando na filmografia completa da diretora. Que é focalizada apenas por sua extensa carreira como atriz, com mais de trinta filmes. Anglo-americana, nascida em Londres, o estilo de Ida Lupino é marcado por seu rigor formal e sua segurança na direção, além da identificação com o cinema noir. Muitos dos seus filmes se apropriam das convenções de tal gênero, como por exemplo, a utilização de luz e sombras para evidenciar o estado de espírito dos personagens.

 

Vitor Miranda, coordenador da Gerência de Cinema da Fundação Clóvis Salgado, comenta que Ida Lupino também trabalha com a questão de gênero. “As mulheres no cinema de Lupino não são relegadas a lugares comuns, estereotipadas. Há uma humanização. Elas trabalham e possuem certo protagonismo em suas histórias pessoais. São pequenos detalhes que hoje podem passar despercebidos, mas na época tinham um caráter transgressor”, aponta Miranda.  

 

Abaixo informações sobre a filmografia:

 Cine Humberto Mauro exibe filmografia completa de IDA LUPINO

 Quando: 10 a 17 de Dezembro

Onde: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes – Av. Afonso Pena, 1.537

Quanto: Entrada Gratuita – retirada de ingressos meia hora antes de cada sessão

 

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.