Culturaliza Literatura

Cinco anos sem Bartolomeu Campos de Queirós

A Academia Mineira de Letras prepara uma homenagem aos “Cinco anos sem Bartolomeu Campos de Queirós”. O evento ocorre no dia 05 de dezembro e conta com a participação Fabíola Farias, Maria Eugênia Dias de Oliveira e dos acadêmicos Olavo Romano e Luis Giffoni.

 

Bartolomeu além de educador , foi escritor de literatura infantil e juvenil, crítico de arte, museógrafo e ensaísta. Seu primeiro livro, “O Peixe e o Pássaro” (Foto), foi lançado em 1970 e recebeu  o Prêmio Cidade de Belo Horizonte. Além desse, recebeu os  prêmios: Jabuti (1983),  Literário da Fundação Biblioteca Nacional (2009) e o Prêmio São Paulo de Literatura (2012).

Foto: Divulgação/internet

O escritor  nasceu em 1944  na cidade de Pará de Minas, foi o 5° sucessor da cadeira n° 26, da Academia Mineira de Letras,  faleceu em janeiro de 2012 deixando mais de 40 obras. Entre suas ultimas publicações estão: “Das Palavras”, “Tempo de Voo” e “Vermelho Amargo” e “Indez” (2002),  que entrou na  Lista de Honra do IBBY, como um dos cem melhores livros infantojuvenil do mundo.

 

Quando: 05 de dezembro

Onde: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466 – Lourdes – BH/MG).

Horário: 19h30

Quanto: Entrada gratuita

Informações: academiamineiradeletras.org.br

Deixe o seu comentário

Kelly Santos
Uma típica sagitariana que não consegue controlar a sinceridade. Está sempre aberta a aprender e ensinar, acredita que o conhecimento deve ultrapassar todas as fronteiras. Ama viajar, ler, ir ao teatro, assistir novela ou um bom filme e uma boa prosa com quem quer que seja. A música e a dança são as únicas capazes de acalmar o vulcão Kelly entra em erupção.