Culturaliza Diversão Teatro

MANUAL DX GUERRILHEIRX URBANX

Manual dx Guerrilheirx Urbanx, espetáculo de formatura dos alunos do 3º ano do Curso Técnico em Arte Dramática, do Centro de Formação Artística e Tecnológica da Fundação Clóvis Salgado – Cefart, é uma montagem inspirada no Manual do Guerrilheiro Urbano, do político, guerrilheiro e escritor brasileiro Carlos Marighella, e propõe o encontro de Frida Kahlo, Maria Bonita, Lampião, Dandara, Hitler, Joana d’Arc e tantos outros nomes históricos que se conectam em um espaço atemporal, confrontam diversos discursos, criando, assim, uma revolução suspensa, com um tempo que começa de novo.

 

Durante a apresentação 13 atores ora interpretam, ora performam histórias de confrontos, desconstruções, críticas e diálogos. Tendo o clássico texto de Marighella como pano de fundo, a narrativa é atualizada para os dias atuais. A Guerrilha Urbana, de Marighella, se transforma em metáfora para a diversidade contemporânea, que precisa encontrar novas armas para lutar contra a opressão, o racismo, a homofobia, a transfobia e o machismo.

 

Marina Viana uma das atrizes, além de dramaturga também diretora teatral, aponta que eles buscam “a poesia contida nos documentos mimeografados do manual do Marighella. As questões apontadas por ele no texto, ensinando com detalhes o emprego de táticas de guerrilha urbana, como viver na clandestinidade, a troca de informações, preparação técnica, manuseio de armas e explosivos, dialogam com o nosso atual momento, em que as urgências seguem sendo as mesmas de 50 anos atrás, mesmo que nosso olhar para elas seja distinto, impossível não questionar quais serão nossas armas, nossas estratégias e nossos aparelhos. Serão os mesmos? O manual-documento foi diluído em novos desejos, novos corpos, novos tempos, novas tentativas, novas ruinas. Até o dia de hoje, nossa arma segue sendo o teatro”.

 

Para os alunos que encerram o curso de teatro do Cefart com essa montagem, o espetáculo é um desafio. No primeiro semestre, a turma participou da montagem Menos de Nós, com direção de Adélia Machado, e que tinha a linha dramática como recurso para atualizar o mito de Medeia. No Manual dx Guerrilheirx Urbanx, a turma se envolve com um teatro mais performativo. Mostrando um pouco deste ativista e líder comunista, Carlos Marighella, (1911 – 1969) que teve uma trajetória de vida ligada ao combate a governos autoritários, desde o Estado Novo de Getúlio Vargas até a Ditadura Militar. Foi um dos principais organizadores da resistência contra a ditadura militar, iniciada em 1964.

 

Abaixo mais informações sobre a apresentação:

MANUAL DX GUERRILHEIRX URBANX

Quando: 1º a 17 de dezembro 

Hora: quinta-feira a sábado – às 20h |domingo – às 19h

Onde: Teatro João Ceschiatti – Palácio das Artes

           Av. Afonso Pena, 1537 – Centro

Quanto: Entrada Gratuita

 

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.