Literatura

Academia Mineira de Letras recebe a exposição Folhetos de Cordel

Pouca gente sabe, mas o cordel, que serviu de grande inspiração a diversas manifestações artísticas, tem origem europeia e chegou ao Brasil com os modelos do cordel português. Na exposição Folhetos de Cordel Portugueses que será aberta na Academia Mineira de Letras, serão exibidos cerca de 150 folhetos, cobrindo mais de três séculos e meio da literatura de cordel em Portugal.

Pela primeira vez em Belo Horizonte, será possível ver expostas largas dezenas de folhetos de cordel portugueses pertencentes à mais vasta coleção particular que se conhece, a coleção de Arnaldo Saraiva, apaixonado por todos os tipos de literatura, e que inclui exemplares impressos desde os primórdios do século XVII até a extinção dessa forma de expressão em Portugal, nos meados do século XX. 

A mostra torna evidentes algumas relações do folheto de cordel português com o folheto de cordel nordestino, relações não só de linguagem, estilo, temas, conteúdos e formas literária mas também – para não falarmos de exposição, circulação e venda – de tipos de papel, de modelos de impressão, de formatos, de grafismos, de ilustrações, começando pelas da capa, que se valeu com frequência e com relevância da xilogravura, mas não desconheceu outras artes e técnicas gráficas, como as da litografia, da zincogravura, da fotogravura, etc.

Folhetos de Cordel Portugueses, coleção de Arnaldo Saraiva

Palestra de abertura: 07 de novembro de 2017

Hora: 19:30

Período de visitação: 08 de novembro de 2017 a 26 de novembro de 2o17

Hora: 09:00 às 20:00

Onde: Academia Mineira de Letras – Rua da Bahia, 1466, Lourdes – Belo Horizonte/MG

Quanto: gratuito

Informações: Academia Mineira de Letras

Deixe o seu comentário

Fabiane Rodrigues
Taurina, mãe de dois gatos e Mestranda em Estudos de Linguagem. Apaixonada por manifestações e produções culturais, questões sociais e o empoderamento da mulher negra. E, claro, stalker profissional, formada pelo ID Discovery!