Cinema Culturaliza Dicas Diversão

Mostra Retrospectiva Jean-Pierre Melville

O Cine Humberto Mauro recebe a mostra mundial Retrospectiva Jean-Pierre Melville, que marca as comemorações do centenário de nascimento do diretor. A mostra conta com nove filmes – incluindo longas, curtas e documentários.

 

Considerado um dos maiores cineastas do mundo e pai do movimento da nouvelle vague francesa, Jean-Pierre Melville tem a filmografia marcada pela aproximação com o cinema noir norte-americano e a criação de um universo ficcional único. E parte desse universo estará nesta mostra, produzida pelo Institut Français, em colaboração com a Fundação Jean-Pierre Melville.

 

O público poderá conferir cópias digitais restauradas, disponibilizadas pela Cinemateca da Embaixada da França no Brasil – incluindo O círculo vermelho (1970), O exército das sombras (1966), o curta 24 horas na vida de um palhaço (1946) e dois documentários sobre o diretor. Vítor Miranda, da Gerência de Cinema das FCS, destaca que a filmografia de Melville é grande reflexo de sua trajetória pessoal. Seus filmes podem ser divididos entre os policiais, neo noir e os filmes de guerra. “A paixão que Melville sentia pelo cinema americano é retomada na sua filmografia. Algumas produções do diretor podem se caracterizar como neo noir por trabalharem com questões formais e narrativas do cinema noir. A vivência Melville durante a Segunda Guerra Mundial também teve grande influência em suas produções”.

 

Abaixo informações sobre a Mostra:

Mostra Retrospectiva Jean-Pierre Melville

Quando: 02 a 08 de Novembro

Onde: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes – Av. Afonso Pena, 1.537

Quanto: Entrada Gratuita –  Distribuição de ingressos meia hora antes de cada sessão

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.