Culturaliza

Festival Literário Internacional – FLIBH exibe adaptações literárias para o cinema

Até amanhã (17 de setembro) acontece a Mostra a Literatura no Cinema, que apresenta o diálogo entre a literatura e a sétima arte, no MIS Cine Santa Tereza. A mostra exibe adaptações literárias para o cinema, que propõem uma transposição criativa do texto literário a partir da linguagem audiovisual.

 

“Fiando-se ao tema da segunda edição do FLI-BH, Vozes de todos os cantos, foram escolhidos para a programação filmes feitos a partir de obras da literatura nacional que colocam em cena personagens historicamente marginalizados e cujas vozes, muitas vezes, foram silenciadas” destaca Ana Amelia Lage Martins, gestora do MIS Cine Santa Tereza, responsável pela seleção dos filmes junto à curadoria do festival.

 

PROGRAMAÇÃO 17 de SETEMBRO:

 

Às 17h

Mutum (Sandra Kogut| Brasil| 2007| Drama| 90 min)

Mutum quer dizer mudo. Mutum é uma ave negra que só canta à noite. E Mutum é também o nome de um lugar isolado no sertão de Minas Gerais, onde vivem Thiago e sua família. Thiago tem dez anos e é um menino diferente dos outros. É através do seu olhar que enxergamos o mundo nebuloso dos adultos, com suas traições, violências e silêncios. Ao lado de Felipe, seu irmão e único amigo, Thiago será confrontado com este mundo, descobrindo-o ao mesmo tempo em que terá de aprender a deixá-lo. Baseado na obra Manuelzão e Miguilim, de João Guimarães Rosa.

Classificação indicativa: Livre

 

Às 19h

Vênus Filó- A Fadinha Lésbica (Sávio Leite| Brasil| 2016| 5 min)

Neste conto de fadas de animação, Filly, uma fada lésbica com dedos ágeis, seduz diversas mulheres durante o dia, se disfarçando de menino. Mas as coisas ficam estranhas e fogem do controle quando, inesperadamente, durante a noite, metade da população de Whatsit Village está formando uma extensa fila. Baseado no livro Bufólicas, de Hilda Hilst.

 

 

O cheiro do Ralo (Heitor Dhalia | Brasil| 2006| 154 min)

O proprietário de uma loja de penhores usa sua ganância para se sustentar e fazer certos jogos perversos. Mas tudo muda quando ele conhece uma garçonete e começa a perder o controle de sua vida equilibrada. Baseado no livro homônimo de Lourenço Mutarelli.

Classificação indicativa: 16 anos

 

Mostra Literatura no Cinema – 2ª Festival Literário Internacional – FLIBH e 3ª Primavera Literária

 

Quando: até 17 de setembro (domingo)

Horário: 17h

Onde: MIS Cine Santa Tereza – R. Estrela do Sul, 89, Santa Tereza

Entrada: gratuita

 

 

Deixe o seu comentário

Amanda Lins
Amanda Lins
Taurina, atleticana e futura Arquiteta. 22 anos no RG, mas o tamanho é de 15 e o joelho de 85. Amante de comédias românticas e animação, apesar do forte vício em séries CSI (inclusive, aplica técnicas na vida). Não dispensa uma boa conversa numa mesa de bar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *