Culturaliza Diversão Exposições

Mostra Interativa e Gratuita Transforma Arte em Jogo no CCBB

A partir do dia 13/09 o Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte (CCBB-BH), receberá uma exposição inédita que convida o espectador a jogar com a arte. Em Tropikos, Anotações sobre o Entorno e a Pessoa; o artista belo-horizontino Chico Amaral, com obra permanente no acervo do MAM-SP, retorna à cidade natal trazendo uma exposição em que o assunto central é o jogo.

 

Com curadoria de Ana Avelar, e produção da  Sapoti Projetos Culturais, a Mostra transformará as galerias do térreo do CCBB-BH em uma sala de estar, misturando móveis, miniaturas, jogos, áudios e projeções. As obras são instalações montadas sobre mesas de jantar, mesas de centro, cadeiras e bancos. Para explorá-las, os participantes deverão se deslocar ao seu redor, sentar-se sobre elas, contorcer-se para ouvir áudios ou para observar detalhes mais escondidos.

 

Chico Amaral é bacharel em pintura, ganhador de vários prêmios , como Prêmio Ibram de Arte Contemporânea, na categoria Artista Emergente, com a obra Retrato Falado. Chico tem uma longa carreira em design editorial. Esta vivência em design transparece em seu trabalho pelo uso constante da palavra, da tipografia e por uma certa limpeza na composição das obras. Que nesta Mostra pretende jogar com aquilo que se oculta na paisagem e dentro de cada um.

 

O artista que faz sua primeira exposição individual depois de longa temporada no exterior, traz a  obra Murmúrio, que coloca o público dentro de paisagens registradas pelo artista em suas viagens pelo mundo. Uma série de imagens é projetada sobre pequenos alto-falantes que emitem uma mensagem em um volume muito baixo, fazendo com que as pessoas se aproximem da projeção para ouvi-los. Seguindo o jogo, as pessoas se misturam com as obras. Com uma produção marcada pela criação de obras interativas, Chico não faz por menos nesta exposição

 

Informações sobre a Mostra:

Quando: 13 de setembro a 06 de novembro

Onde: CCBB Belo Horizonte – Praça da Liberdade, 450 – Funcionários

Hora: quarta à segunda – 9h às 21h.

 Quanto: Entrada Gratuita

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.