Culturaliza Dicas Diversão Livros

Festival Livro na Rua

Nos primeiros dias de setembro a Rua Fernandes Tourinho, na Savassi, será palco do Festival Livro na Rua (FLIR), uma celebração à diversidade e à literatura, comandada pelos livreiros da região. Os dois quarteirões da rua, entre as avenidas Cristóvão Colombo e Getúlio Vargas, abrigarão barracas com artistas, palco com shows, apresentações de contação de histórias e mostra literária. Em uma programação gratuita, para toda família.

 

O Festival nasceu da ideia de promover as livrarias de rua, que se mantêm como espaço de convivência entre leitores e livros – objetos que, aliás, vão muito além de meros objetos de consumo. O vice-presidente da Câmara Mineira do Livro e um dos idealizadores do Festival, explica que as “livrarias são espaços sentimentais que vivem a literatura e têm grande importância na formação do leitor”.

 

Segundo uma pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a “Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro”, cerca de 52,73% dos livros são adquiridos em tais espaços, daí a importância da FLIR, que também se propõe a fazer com que as pessoas pensem na forma como desejam conviver com livros e pessoas. E para o jornalista e escritor José Eduardo Gonçalves, curador do FLIR, levar literatura às vias públicas não significa apenas preencher espaços por onde os cidadãos transitam diariamente. “Falamos de poesia e de novas experiências coletivas, enriquecidas pelos significados simbólicos que a rua tem para cada um”, explica.

 

 

Informações sobre o festival:

Festival Livro na Rua

Quando: 1º, 2 e 3 de setembro

Hora: Sexta: 18h às 22h

         Sábado: 10h às 22h

         Domingo: 10h às 18h

Onde: Rua Fernandes Tourinho – entre as avenidas Getúlio Vargas e Cristovão Colombo – Savassi

Ingressos: Entrada Gratuita

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.