Culturaliza Diversão Eventos Teatro

Cia. de Dança Palácio das Artes apresenta espetáculo Nuvens de Barro

 A Cia. de Dança do Palácio das Artes homenageia e se inspira na obra do poeta Manoel de Barros, o espetáculo Nuvens de Barro, tem coreografia criada de maneira colaborativa entre os bailarinos da Cia e que foi inspirada no universo poético do escritor.

 

Manoel de Barros criou um universo próprio, com construções literárias que não respeitavam as normas da língua padrão. Neologismos e sinestesias sempre estiveram presentes em seus poemas, características comumente comparadas a Guimarães Rosa.

 

Com direção coreográfica de Fernando Martins e direção cênica de Joaquim Elias e Fernando Martins, a montagem estreou em outubro do ano passado e recria a delicadeza, a simplicidade e o humor, sempre presentes nos versos de um dos maiores representantes do período pósmoderno da literatura brasileira. As palavras do escritor “poesia não é para compreender, mas para incorporar” mergulham a apresentação em uma intimidade, já conhecida pela Cia., entre a poesia e a dança. O universo lírico de Manoel de Barros se reflete na inventiva e inventada coreografia, com movimentos que criam o híbrido e o mutável: uma dinâmica na qual coisas se humanizam e pessoas se coisificam.

 

Após dois meses de pesquisa, a coreografia foi criada de maneira colaborativa entre os bailarinos da Cia de Dança, que se debruçaram sobre a obra de Barros até encontrar um ponto que unisse a dança e a poesia e indicasse o caminho para o novo trabalho. Como o nome da coreografia que é uma alusão às metáforas de Manoel de Barros, a nuvem transmite a leveza, o lado delicado do trabalho. Já o barro é a parte mais pesada, mais palpável. 

 

Informações sobre a apresentação:

Cia de Dança Palácio das Artes apresenta espetáculo Nuvens de Barro

Quando: 31 de agosto a 1º setembro

Hora: quinta e sexta –  20h30

             sábado e domingo – 18h30 e às 20h30 

Onde: Teatro João Ceschiatti – Palácio das Artes – Av. Afonso Pena, 1537 – Centro

Quanto: R$20,00 (inteira) | R$10,00 (meia)

 

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.