Culturaliza Diversão Exposições

SIAN – Semana Idea de Artes Negras

Com a segunda maior população negra fora do continente africano, uma presença cuja contribuição vai muito além das condições de trabalho escravo comumente apresentadas nos livros de história, o Brasil tem sua história permeada pelos negros com contribuições significativas na literatura, na música, na ciência, nos nossos hábitos mais cotidianos, e é esse o ponto de partida da primeira edição da Semana IDEA de Artes Negras (SIAN).

 

A programação contará com debates, apresentações com artistas locais e convidados, exposições fotográficas, atividades de formação, intercâmbio e reflexão, pautadas na discussão da cultura negra e no posicionamento do negro na contemporaneidade.

 

A SIAN acontecerá anualmente com o objetivo de firmar-se como um evento difusor da arte negra em Belo Horizonte, fomentando o respeito à diversidade cultural e promovendo a democratização do acesso da população aos bens artísticos e culturais. E contará com a colaboração de pessoas que refletem um pouco dessas pautas tão amplas, a exemplo da artista urbana Criola, responsável pelo desenvolvimento da identidade visual da SIAN, e cujo trabalho tem forte relação com a questão do feminismo negro. Com uma programação tão diversa, dialogando com eixos tão distintos, a SIAN contou com um corpo curatorial composto por nomes reconhecidos por suas respectivas trajetórias nas áreas afins, refletindo muito da diversidade cultural deste universo tão amplo chamado de “artes negras”.

 

Informações sobre o evento:

SIAN – Semana Idea de Artes Negras

Quando: 29 de Agosto a 02 de Setembro (Sábado)

Onde: Rua Bernardo Guimarães, 1200 – Bairro Funcionários

Hora: 14h às 22h – exceto dia 29/08 -18h às 22h 

Quanto: Entrada Gratuita

*Os ingressos poderão ser retirados antecipadamente pelo sympla.

*Na bilheteria local, uma hora antes de cada evento.

 

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.