Culturaliza Dicas Diversão Exposições

Pirajá – Renato Morcatti

Em cartaz desde o dia 24/06 “Pirajá” é a primeira exposição individual do escultor e desenhista belo-horizontino Renato Morcatti – o artista vem da prática da argila, da gravura e dos materiais mais diversos. Possui obras em diversas coleções particulares e desde 2010 participa de exposições coletivas no Brasil. Foi um assistente decisivo para os trabalhos de Marco Tulio Resende e Thais Helt.

 

O nome da mostra surgiu pela confluência de significados, ao procurar a etimologia da palavra e encontrar duas definições. A primeira de origem Tupi, como lugar onde se coloca os peixes para serem tratados ou o que está repleto de peixes. No dicionário o significado vem da observação de um fenômeno telúrico, além de Pirajá ser o bairro onde Renato Morcatti têm sua casa/atelier, em Belo Horizonte.

 

A exposição que teve sua exibição inaugural em Brasília chega a Belo Horizonte, cidade de origem do artista, trazendo três séries escultóricas realizadas em cerâmica: entre pequenos totens “trancados”, uma analogia a questões sobre liberdade; Nós, simulações de molhos de chaves, uma referência ao excesso, atemporal, de modos de segurança e Segredos, sulcos das chaves que giram o tambor, onde forma/função não são identificáveis, técnica Bizen, que foi introduzida em Minas Gerais pela artista Toshiko Ishii.

 

Informações sobre a exposição:

 

Pirajá – Renato Morcatti

 

Quando: 24/06 a 28/08

Onde: CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil – Praça da Liberdade, 450 – Funcionários

Ingressos: Entrada Gratuita

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.