Dicas Diversão Literatura

Palestra “Juan Rulfo – Leitor Exemplar de Machado de Assis”

Acontecerá na Academia Mineira de Letras a palestra “Juan Rulfo – Leitor exemplar de Machado de Assis” com o professor Paulo Moreira e participação dos atores Eduardo Moreira e Inês Peixoto, do Grupo Galpão.

Paulo Moreira, carioca de nascimento criado em Minas Gerais, é graduado em Letras Inglesas pela Universidade Federal de Minas Gerais, fez doutorado em Literatura Comparada na Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara, propõe apresentar o universo de Juan Rulfo, considerado o maior escritor de língua espanhola do século XX.

 Moreira aborda o clássico do autor, Pedro Páramo, em um paralelo a Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. Ambos os autores utilizam uma narrativa incomum e inovadora no contexto em que as obras foram publicadas: os narradores estão mortos. Enquanto Juan Rulfo, considerado uma das principais figuras da literatura espanhola, coloca seus personagens – todos mortos – narrando e ouvindo as próprias histórias, o Brás Cubas, de Machado de Assis, é um defunto-autor, que conta a história de seu caixão. Eduardo Moreira e Inês Peixoto farão leituras de ambas as obras.

 O evento faz parte do programa Universidade Livre, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de 4,5 mil médicos cooperados e colaboradores. A AML integra o Circuito Liberdade.

 Informações sobre a palestra:

Palestra “Juan Rulfo – Leitor exemplar de Machado de Assis”, com Paulo Moreira

Quando: 14 de julho – sexta-feira

Horas: 21h

Onde: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466 – Lourdes)

 Ingressos: Entrada Gratuita

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.