Literaliza BH Literatura Livros

Dicas de romance para aquecer seu coração no Dia dos Namorados

 

 

No dia do romance, do amor, dos suspiros, dos beijos roubados e do descompasso do coração, não dá para ficar numa dica só. Nada mais justo do que fazer um Top 5 de alguns romances brasileiros para você se apaixonar em qualquer época da vida.

Mais uma vez essa coluna quer provar que é possível amar a literatura brasileira. Tem dicas para todas as idades e quem gosta mesmo, ler não tem preconceitos.

 

 

“Um amor em Barcelona” – Lavínia Rocha: Li esse livro em algumas horas, depois que a minha sobrinha Polyanna me emprestou e adorei. É uma história leve com menos de 80 páginas. Conta a história da Isabela, uma pré-adolescente dramática, filhas de pais separados que sofre terrivelmente por ter que visitar o pai famoso em Barcelona (eu ia amar). Entre as desventuras e dilemas dessa fase, Isabela conhece em Barcelona seu amor.  É um romance curtinho, divertido e previsível, mas bem gostoso de ler.

 

 

 

Até eu te encontrar” – Graciela Mayrink: Um romance fofo e cativante que conta a história de Flávia, uma jovem de 18 anos, que muda de cidade para fazer faculdade. Lá ela faz amigos, descobre sobre o passado de seus pais, e conhece o amor da sua vida, a tão procurada alma gêmea, mas para conseguir agarrar de vez esse amor, ela precisa muito mais do que charme e força de vontade, é preciso algo mágico para conquistar o seu final feliz.

 

 

“A escrava Isaura” – Bernardo Guimarães: A história de amor do casal Álvaro e Isaura é uma das mais lindas da nossa literatura. Um fazendeiro rico que se apaixona por uma escrava branca fugida, daqueles amores impossíveis que tanto amamos. O destino dos dois se cruza quando Isaura foge da sua fazenda, onde é constantemente assediada pelo fazendeiro Leôncio, que nutre por ela uma paixão obsessiva e violenta, que se acentua diante das constantes negativas de Isaura.  Para viver esse amor e conquistar o “felizes para sempre”, Isaura e Álvaro tem que enfrentar a fúria de Leôncio e os preconceitos da época. 

 

 

“O Sol depois da Chuva” – Gabriel Chalita: Uma ilha é o lugar perfeito para se viver um grande amor. Mara e Francisco têm vidas diferentes, ele é pescador e ela é estudante de cinema. Ele é tímido, ela é falante. Ela é sonhadora, ele aceita o que vida tem a oferecer. É um romance água com açúcar, permeado de clichês, que lemos em uma tarde e amamos.

 

 

“Senhora”  – José de Alencar: Dizer que eu odiei esse livro quando li na escola é pouco, mas sempre acho que todo livro tem o seu momento certo para ser lido. Por isso decidi no ano passado dar uma segunda chance para “Senhora” e hoje ele está na minha lista dos melhores do mundo e a Aurélia no topo do ranking de mulherão da porra (embora em alguns momentos ela tenha me estressado kkk) . Aurélia Camargo é uma moça pobre, órfã de pai, que recebe uma herança que muda sua completamente vida. De repente, Aurélia é uma das mulheres mais desejadas e ricas do Rio de Janeiro e se vê a procura de um marido para cumprir as convenções da época.  É aí que Aurélia coloca em prática um plano de vingança. Ela decide fazer uma proposta de casamento para o seu grande amor, que a abandonou para se casar com uma mulher rica.  “Senhora” é sobre ambição, egoísmo e amor. Aurélia não é só a protagonista da história, é mulher forte e decidida, dona da porra toda que usa o dinheiro para comprar um marido sim, mas que sabe dar a volta por cima e mostrar todo o seu amor.

 

Obs.: As resenhas completas serão publicadas aqui em breve aguarde!

 

Esta coluna é publicada aqui, todas as segundas!

Envie seu e-mail para a colunista: [email protected]

Deixe o seu comentário

Elis Rouse
Sou Elis, não sou Regina; sou do interior e amo a capital; sou jornalista, mas não trabalho em jornal; amo ler, sonho escrever; dicas vou dar, dicas quero receber; experiências vamos trocar; literatura brasileira vamos amar!

Comments are closed.