Cinema Resenhas

Luiz, Câmera, Ação: Dez razões para casar

Nesta semana, talvez por estarmos em maio, o mês das noivas, um dos filmes da “Sessão da Tarde”, da Globo, foi “A Proposta” (2009). Estava trabalhando, e a TV da redação estava no mudo, mas, mesmo assim, fiquei alguns minutos parado – com as mãos no queixo, encostado no teclado, com cara de apaixonado –, relembrando aquela comédia romântica bem divertida, que conta a história de uma executiva, vivida por Sandra Bullock, que, para não ser deportada, diz que vai se casar, quando, na verdade, nem está namorando. Desesperada, ela pede seu funcionário (Ryan Reynolds) em casamento, tendo que cumprir algumas condições feitas por ele. Bem mamão com açúcar, mas qual noiva não gosta de rir e se emocionar com essas histórias leves e inspiradoras?
 
 

E é pensando nas donas do mês que resolvi fazer uma lista com os dez filmes a que toda noiva deve assistir. Na verdade, não só elas; os simpatizantes também podem se aconchegar. Aliás, quem não gosta de sonhar?

 

O segundo da lista é um clássico, desses que todo mundo já viu na vida e que é sempre bom rever. Em “O Casamento do Meu Melhor Amigo” (1997), a personagem de Julia Roberts combina com o de Dermot Mulroney que, se ambos continuassem solteiros quando completassem 30 anos, casariam-se um com o outro. Quando recebe um telefonema do amigo, às vésperas da fatídica data, anunciando que está prestes a se casar, mas com outra (Cameron Diaz), a protagonista pira, aceita o convite para ser madrinha, mas vai com todas as segundas intenções possíveis. Você já imagina o que vai acontecer, né?

 

Julia Roberts volta em 1999 com outro clássico: em “Noiva em Fuga”, ela não consegue fugir de Richard Gere. Já Ashton Kutcher e Brittany Murphy estão no quarto filme da lista: “Recém-Casados” (2002). Os pombinhos embarcam para a lua de mel, achando que tudo ocorrerá como foi planejado. Mas a aventura mesmo começa quando tudo dá errado. Se esse filme é pra rir, o próximo é pra emocionar. “O Melhor Amigo da Noiva” (2008), vivido por Patrick Dempsey, sempre foi muito namorador, e a amiga sempre focada em casamento. Até que um dia ela decide se casar e o convida para ser o padrinho. Para ele, que mantinha um amor platônico por ela, depois desse convite fica difícil disfarçar. Um belo romance está no ar!

 

 
Recém-Casados
 
 
Assim como alianças, damas de honra e padrinhos são indispensáveis no altar, num casamento também não pode faltar: “O Pai da Noiva” (1991), com Steve Martin e Diane Keaton, “A Sogra” (2005), com Jennifer Lopez e Jane Fonda, e “A Família da Noiva” (2005), com Ashton Kutcher e Bernie Mac.
 
 
 
A Sogra

 

 

E qual seria sua reação ao saber que sua melhor amiga vai se casar no mesmo dia em que você? É assim que Anne Hathaway e Kate Hudson aparecem, como “Noivas em Guerra” (2009), numa divertida disputa pela data e pelo local do sonhado casório, a minha nona indicação. E se é pra falar em disputa, que seja à la brasileira. Por último, deixei a comédia “Loucas pra Casar” (2014), que conta a história de três mulheres (Ingrid Guimarães, Suzana Pires e Tatá Werneck), que se estapeiam pelo amor do mesmo homem (Marcio Garcia). Esse eu nunca vi, mas ouvi dizer que é o filme nacional mais engraçado dos últimos tempos.

 
 
Loucas Pra Casar

 

Ou seja, não é por falta de filme que você vai deixar de se casar. Não é por falta de comédia que vai deixar de rir. Não é por falta de cenas de amor que vai deixar de se inspirar!

 
 
“Luiz, Câmera, Ação” é publicada neste espaço toda sexta-feira!

Deixe o seu comentário

Luiz Cabral
Palpiteiro de plantão, Cabral é, atualmente, responsável pelas colunas SuperDicas (@superdicasbh), com sugestões de gastronomia e diversão na capital; Nossas Histórias, com textos de cotidiano e comportamento; e Luiz, Câmera, Ação – www.luizcameraacao.com, com indicações de filmes e reflexões sobre o que a magia do cinema faz nas nossas vidas. A sétima arte, inclusive, é a sua maior paixão. Aqui neste espaço ele vai narrar, com sensibilidade e crítica, como um filme pode ser muito mais que duas horas de diversão na poltrona do cinema.