Centros Culturais

Centro Cultural Bairro das Indústrias

A nossa tarefa, desde fevereiro, é culturalizar Belo Horizonte e região! Não sei se estamos conseguindo, mas estamos tentando e nos esforçando muito! Por isso, continuando a nossa série de divulgações dos Centros Culturais de Belo Horizonte, escrevo sobre o Centro Cultural Bairro das Indústrias

 

O Centro Cultural Bairro das Indústrias (CCBDI) está localizado na regional Barreiro e surgiu por meio de uma demanda da própria população, que se mobilizou pela construção do local no Orçamento Participativo. Daí já percebemos que o pessoal da região necessitava de atividades culturais e, por isso, hoje, o Centro Cultural é bem valorizado. 

 

Além da Biblioteca Regional Bairro das Indústrias, o prédio conta com salas de telecentro, de artes cênicas e de oficinas de artes visuais, semi-arena externa, auditório e área externa verde. Toda essa área é utilizada pela população, pois várias atividades gratuitas são realizadas diariamente por lá. Sendo programações fixas ou corriqueiras, o que não falta é coisa para fazer no Bairro das Indústrias.

 

Confira a programação fixa: 

 

Aulas de Jazz 

Todas quartas e sextas, às 10h, uma parceria com a Escola Pas de Quatre Centro de Dança promove aulas de jazz destinada à crianças e adolescentes. 

 

Aulas de Ballet

Toda terça e quinta, às 15h e quarta e sexta, às 9h uma parceria com a Escola Pas de Quatre Centro de Dança promove aulas de dança destinada à crianças e adolescentes. 

 

Grupo de Estudo em Dança: Tutorial 

Essa é para você que tem interesse em aprender a dançar e tem aquela certa dificuldade. Por lá, você vai ter a oportunidade de aprender passo a passo, toda sexta, às 18h30. Destinada à crianças e adolescentes. 

 

Grupo de Estudo ao Teatro 

Se você tem interesse em atuar, este grupo será ideal, pois lá ocorre estudo de textos, aulas de teatro, além de técnicas de outras áreas aplicadas ao teatro. A oficina é realizada todas as terças, às 18h30 e é destinada às crianças e adolescentes. 

 
 
Capoterapia
 
Esta oficina, destinada ao público geral, ensina uma terapia alternativa que se utiliza de elementos da capoeira, adaptados para pessoas sem habilidades de prática de atividade física ou esportiva. Ela é realizada toda quarta, às 9h30.
 
Capoeira
 
O professor Lorão dá aulas de capoeira todas as quartas e sextas, às 18h30 e às 19h30, para o público geral.
 
Dança Sênior
 
Esta oficina é dedicada ao público da terceira idade que quer estimular o corpo e a mente, por meio da dança. Toda quarta, às 8h30 e às 9h30.
 
Grupo de Terceira Idade Alegria de Viver
 
O público da terceira idade tem mais atividades para fazer por lá. Todas as terças, das 15h às 17h, uma atividade diferente é realizada, que variam de jogos, oficinas e cinema. Na última terça do mês, tem a hora dançante.
 
 
Além dessa programação fixa, por lá, são realizadas várias outras atividades itinerantes. Você pode conferir essa programação no site BH Faz Cultura, atualizado pela Prefeitura de Belo Horizonte.
 
 
Centro Cultural Bairro das Indústrias em imagens:
 
 
Centro Cultural Bairro das Indústrias 
 

Onde: Rua dos Industriarios, 289, Bairro das Indústrias, Belo Horizonte – Minas Gerais

Horário de Funcionamento: terça a sexta-feira, de 8h às 19h, e sábado, de 9h às13h. Para eventuais variações no horário, favor conferir a programação mensal.

Contato: 3246-0339 /3277-9176 / Email: [email protected]

Deixe o seu comentário

Charles Douglas
Virginiano, metropolitano de Ibirité, mas com a vida construída em BH, jornalista recém formado e apaixonado pelos rolês culturais da capital mineira. Está perdido no mundo da internet desde quando as comunidades do Orkut eram o Culturaliza de hoje. Quando não está com a catuaba nas mãos, pelas ruas de Belo Horizonte, está assistindo SBT ou desenhos no Netflix.