Centros Culturais Destaque Literatura Livros

Conheça o Projeto Santa Leitura; bibliotecas a céu aberto

O hábito da leitura é algo que deveria fazer parte da rotina de todos, mas, infelizmente, essa não é a realidade do nosso país, e ainda poucas pessoas se interessam pela leitura ou, até mesmo, não tiveram a oportunidade de conhecer de verdade o mundo literário. 

 

Mas, por meio de pessoas como Estella Cruzmel, a realidade pode ser alterada, e a leitura pode chegar a mais e mais pessoas. Em 2010, Estella construiu um pequeno espaço em sua loja, no bairro Ipiranga, chamado Cantinho do Livro, com um acervo de 50 livros. Os livros eram de Estella e a vontade de ver todos lendo foi tão grande que a pequena biblioteca começou a ganhar uma visibilidade maior em vários bairros da região. 

 

Do lado de fora da loja, era colocada todos os dias, uma estante com livros e o jornal do dia para quem passasse em frente à loja. Várias pessoas, inclusive crianças, liam durante a tarde, fazendo disso um costume.

 

Costume, que após ganhar uma maior visibilidade, contou com a ajuda de várias pessoas, como amigos comerciantes de Estella, e em 2012, irmã Marilena a convidou para começar a atuar na comunidade Sagrada Família, no bairro Novo Taquaril, foi daí que o espaço foi ampliado e mais livros foram entrando no projeto, já que tudo seria feito em uma praça, ganhando o novo nome “Leitura na Praça”.  Foi nessa época, que a paróquia de Santa Teresa e Santa Teresinha deram um apoio super importante, por meio do padre Márcio Ribeiro de Souza, e pouco tempo depois o projeto começou a ser chamado de “Santa Leitura”, como é até hoje!

 

 

 

Foi com mais uma parceria que o Santa Leitura ganhou o premio por um Brasil de Leitor, por meio do Instituto Imersão Latina, com Brenda Marques, e, por isso, o projeto lindo conseguiu um alcance ainda maior, sendo realizado em outras localidades da capital mineira, na Comunidade Sagrada Família, no bairro Novo Taquaril; praça Salvador Morici, no bairro Floresta; praça Duque de Caxias, emSanta Tereza.  Atualmente, o Santa Leitura conta com 12 voluntários.

 

Gostou do projeto e quer colaborar? Saiba a programação fixa:

 

  • Praça Salvador Morici (bairro Floresta): Domingos de dois em dois meses;

 

  • Comunidade Sagrada Família (Novo Taquaril): Todo segundo domingo do mês, de 9h às 12hh. Evento realizado em parceria com a Igreja Sagrada Família e apoio de Ana Neres;

 

  • Vila São Rafael (bairro Pompéia): Todo segundo sábado do mês, a partir de 10h. Evento realizado em parceria com o Projeto Amigos da Vila São Rafael, a convite de Wallisson Alexandre Silva; 

 

  • Praça Duque de Caxias (Santa Tereza): Próximos eventos: 21 de maio e 20 de agosto, a partir de 10h.

 

  • Carolina do Sul (USA): Espaço permanente de leitura e leitura na praça uma vez ao ano.

 

O Santa Leitura está implantando bibliotecas comunitárias em Vilas e Comunidades interessadas. Para saber mais do projeto, entre na página oficial do Facebook ou no blog , lá são postadas fotos e agendas dos próximos eventos! 

 

Deixe o seu comentário

Charles Douglas
Virginiano, metropolitano de Ibirité, mas com a vida construída em BH, jornalista recém formado e apaixonado pelos rolês culturais da capital mineira. Está perdido no mundo da internet desde quando as comunidades do Orkut eram o Culturaliza de hoje. Quando não está com a catuaba nas mãos, pelas ruas de Belo Horizonte, está assistindo SBT ou desenhos no Netflix.