Colunas Cool Dicas Diversão

Coluna Cool: arte na Pampulha, gastronomia na Liba, queijo Minas na França e Peru e Malala em BH

Ocupa Liba 

Público aproveita a feira | Fotografia Reprodução/Divulgação site Feira Aproxima

Entre as 10h e as 17h de hoje, o jardim da Casa Fiat de Cultura (Praça da Liberdade, 10, Funcionários) recebe a Feira Aproxima. Por lá, você encontrará as delícias do Centro-Oeste mineiro, como geleias, licores, quitandas, carne de lata, paçoca, queijos, requeijão e muito mais. Serão mais de 30 barraquinhas para deleite do público.

 

 

 

 

 

Economia criativa importada

A peruana Marinela Herrera venderá brincos e acessórios | Fotografia Reprodução/DIvulgação fan page do Centro Zanmi – Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados, no Facebook

Amanhã, domingo, 12 de março, a partir das 14h, sete mulheres integrantes do Projeto Mulheres, do Centro Zanmi, participarão da mostra O Cluster BH, na Casa Bernardi, rua Conde de Linhares, 308, Cidade Jardim. Apresentar a produção criativa de Belo Horizonte nas áreas de moda, gastronomia, design e música é o objetivo central do evento, que também contará com exposição de fotografias do projeto Vidas Refugiadas. A exemplo do que poderá ser encontrado no local, a peruana vai expor brincos, bolsas e acessórios para os cabelos. Já sua conterrânea Laura Lopez, vai levar as delícias da culinária de seu país de origem. A entrada é gratuita.

 

 

 

 

 

Mais arte na Pampulha

Praça DIno Barbieri, na Pampulha, é palco do Art.Pampulha | Fotografia: Antônio Rodrigues/Reprodução/Divulgação site Belotur

Sabe a Praça Dino Barbieri, aquela que fica em frente à Igrejinha da Pampulha (foto)? Então, a partir deste mês, ela vai receber um festival cultural cheinho de muita música, artesanato mineiro, gastronomia, cervejas artesanais, teatro e circo, o Art.Pampulha. Na verdade, este novo festival é uma ampliação da programação cultural do Projeto Deguste, que já é realizado neste lugar nos fins de semana. Daqui a pouco, às 10h, já se apresenta a primeira atração, um espetáculo dos palhaços Escola de Circo Trupe Gaia. A entrada é gratuita e, a partir das 14h, bandas de MPB e rock’n’roll dão um show bem cool para quem estiver presente.

 

 

 

 

 

Malala entre nós

Malala em foto de 27 de setembro de 2013 | Fotografia: Jessica Rinaldi/AP/Reprodução/Divulgação Portal G1

Segundo noticiou a coluna A Parte, de O Tempo, nosso governador Fernando Pimentel, do PT, fará um convite para que a paquistanesa Malala Yousafzai seja oradora da cerimônia do Dia da Inconfidência, em 21 de abril. Aos 19 anos de idade, ela já ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 2014. Ficou conhecida em todo o globo quando teve sua cabeça baleada por talibãs na saída da escola no ano de 2012. O atentado foi realizado pelo fato de a jovem ter se destacado entre as mulheres do Paquistão ao lutar pela educação de meninas adolescentes. Não intimidada com o terrorismo, ela expandiu sua luta com discursos públicos, como o que proferiu na Assembleia de Jovens da ONU nove meses após ter sido atacada. O embaixador do Brasil na ONU, Mauro Vieira, é aposta de Pimentel para o sucesso do convite.

 

 

 

Queijo Minas na França

Queijos artesanais das regiões certificadas em banca da Feira dos Produtores, em BH | Fotografia: Ícaro Batista

Em 3 de junho, um grupo de mineiros produtores de queijo desembarca na França, para conhecer o processo de maturação dos queijos produzidos com leite cru. Por lá, eles também farão exposição da produção queijeira das sete regiões certificadas de Minas Gerais (Serro, Araxá, Canastra, Campo das Vertentes, Cerrado, Serra do Salitre e Triângulo Mineiro) e participarão ainda do “Mondial du Fromage” (Mundial do Queijo). Trata-se de uma grande vitrine internacional para o Queijo Minas Artesanal. E o legal é que nossos profissionais não vão mostrar apenas os queijos inscritos no concurso, levando mais da nossa culinária cultural a todos os participantes, especialistas e visitantes do concurso.

 

 

 

 

 A Coluna Cool é postada todo sábado!

Envie seu e-mail para o colunista: icarobatista@culturalizabh.com.br.

Coolturalize-se!

Deixe o seu comentário

Ícaro Batista
Ícaro Batista
Blogueiro desde 2010 e jornalista desde 2016, atualmente é fundador e editor-chefe de um site homônimo de notícias do universo da economia criativa. Apaixonado por moda, arte e teatro desde sempre. A partir de agora, é titular da Coluna Cool, na qual escreve as últimas novidades e tendências culturais e criativas de BH. Então, você já sabe: todos os sábados, aqui, no Culturaliza BH, serão dias de notas que voam nas asas do conteúdo. Fique atento e não desgrude!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *