Colunas Cool Dicas

Coluna Cool: reviravoltas do novo jornalismo, mini mundo popular, fotografias e muita música

Promessa de volta do Jornal do Brasil impresso

Omar Catito Peres é o novo dono da marca Jornal do Brasil | Fotografia: Reprodução Jornal Opção

 

Omar Peres (foto), empresário mineiro popularmente chamado de “Catito”, é o novo proprietário da marca Jornal do Brasil.  O veículo parou de circular em versão impressa em 2010 e é um dos mais tradicionais do cenário nacional: seus leitores são de várias gerações, algumas de suas capas são emblemáticas e a cobertura política dele é elogiada por muitos. Nomes de peso do jornalismo brasileiro e até o imortalizado Carlos Drummond de Andrade passaram pela redação do JB. Um dos planos do novo dono é retomar a veiculação em papel.

 

 

 

Renovação de um lado, cortes de outro

Logo do Jornal Hoje em Dia | Imagem Reprodução site Hoje em Dia

Depois de reduzir seus cadernos e enxugar sua redação, o jornal Hoje em Dia anunciou novas mudanças: a partir de agora, ele terá uma única publicação impressa no fim de semana. Outros dias da semana continuarão a ter suas sus edições com matérias exclusivas. O endereço também é outro: rua das Pampas, 484, Prado. A nova edição impressa de “finde” sairá aos sábados, com 48 páginas. Segundo o veículo, o carro-chefe será o caderno Plural, que cobrirá os temas relacionados a web, família, terceira idade, agronegócio, emprego, diversidade, decoração, exotérico, moda, passatempo, gastronomia, cinema, TV, tecnologia, games, turismo e universo infantil. Além destes assuntos, haverá as já tradicionais reportagens sobre automobilismo, economia, política, esportes e cidades. A mudança começa a vigorar hoje.

 

 

 

Cultura popular brasileira em Mini Mundo

Artes de Willi de Carvalho – Fotografias Reprodução/Divulgação site Willi de Carvalho

Até 15 de março, na Galeria Sebrae, no bairro Nova Granada, está em cartaz a exposição Mini Mundo, que mostra 15 quadros tridimensionais do artista plástico mineiro Willi de Carvalho. As obras versam sobre a cultura popular brasileira, com foco em festas populares mineiras, tais como a Folia de Reis.

Meios para fazer sua arte

Fred Selva, vencedor do Prêmio Marco Antônio Araújo 2016 | Foto:grafia: Élcio Paraíso

Quer ganhar dinheiro para investir na sua arte instrumental, ser reconhecido com visibilidade e, de quebra, ainda fazer shows em São Paulo, no programa Instrumental Sesc Brasil, e no CCBB-BH? Então corra, pois você ainda pode se inscrever para concorrer à 17ª edição do Prêmio BDMG Instrumental até sexta-feira, 24 de fevereiro. Para isto, basta ser músicos mineiro ou residente no estado há mais de dois anos. Os quatro melhores compositores e instrumentistas serão premiados. Outra oportunidade bacana é o Prêmio Marco Antônio Araújo, que vai eleger o melhor CD autoral, instrumental e independente entre trabalhos produzidos de janeiro a dezembro de 2016. Editais e fichas de inscrição gratuita estão no site do BDMG Cultural. As inscrições são gratuitas. As premiações são realizadas pelo Ministério da Cultura e Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais.

 

 

Tiradentes pauta fotografia

Matriz de Santo Antônio, em Tiradentes – MG | Fotografia: Reprodução/Divulgação site Ladica/Blog Art Of Travel

De 22 a 26 de março, chega a Tiradentes mais uma edição do 7º Festival de Fotografia de Tiradentes. O evento é inciativa de Eugênio Sávio, fotógrafo mineiro e idealizador do site Foto em Pauta. Este festival já é considerado um dos maiores da fotografia nacional e dá grande contribuição para o cenário fotográfico autoral do Brasil.  Haverá muitas exposições, workshops, palestras, debates, lançamentos de livros, projeções noturnas e atividades educativas para a comunidade local: tudo perpassando é claro pela arte e por uma de suas filhas, a fotografia.

 

 

 

 

A Coluna Cool é postada todo sábado!

Envie seu e-mail para o colunista: icarobatista@culturalizabh.com.br.

Coolturalize-se!

 

Deixe o seu comentário

Ícaro Batista
Ícaro Batista
Blogueiro desde 2010 e jornalista desde 2016, atualmente é fundador e editor-chefe de um site homônimo de notícias do universo da economia criativa. Apaixonado por moda, arte e teatro desde sempre. A partir de agora, é titular da Coluna Cool, na qual escreve as últimas novidades e tendências culturais e criativas de BH. Então, você já sabe: todos os sábados, aqui, no Culturaliza BH, serão dias de notas que voam nas asas do conteúdo. Fique atento e não desgrude!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *