Colunas Cool Exposições Gastronomia

Coluna Cool: Carnavalizar, Inconfidência Mineira, vaidade e Renascença

Carnaval Inconfidente

Oficina Ateliê Aberto de Carnaval – Bloco Das Conjuradas | Fotografia Reprodução/Divulgação Casa Fiat de Cultura

A Casa Fiat de Cultura, por meio de seu Programa Educativo, promove o Ateliê Aberto – o Bloco das Conjuradas até o dia 19 de fevereiro. Entre 10h e 12h, as atividades serão dedicadas à crianças menores de 12 anos; entre 14h e 18h, para maiores de 12 anos. Trata-se de uma inciativa bem cool por meio da qual os participantes criarão máscaras carnavalescas bem divertidas e diferentonas. Mote engajado e de empoderamento: todas as criações serão inspiradas em três personagens históricas da Inconfidência Mineira: Bárbara Heliodora, até amanhã, 05; Hipólita Jacinta Teixeira de Melo, do dia 08 ao dia 12; e Maria Dorotéia Joaquina de Seixas Brandão, a Marília de Dirceu, entre os dias 15 e 19. A participação é gratuita, não é necessário fazer inscrição e a Casa Fiat fica logo ali, no Circuito Liberdade, à Praça da Liberdade, 10, Funcionários, Belo Horizonte. 

Portinari inspira

A ideia da temática Inconfidência Mineira veio do quadro Civilização Mineira, de Cândido Portinari, que decora o hall de entrada da Casa Fiat de Cultura e também pode ser visitado durante as férias. Trata-se da maior tela de Portinari abrigadas nas Minas Gerais. A obra representa a mudança da capital mineira de Ouro Preto para Belo Horizonte, realizada em 1897,  e também remete aos inconfidentes.

 

Mumo mostra indústria têxtil

A história da indústria têxtil mineira está em cartaz no Museu da Moda de Belo Horizonte – Mumo. “33 Voltas em Torno da Terra – memória da indústria têxtil de Minas Gerais”  é o nome da mostra, que aborda aspectos da história da indústria têxtil mineira, sua relevância, pluralidade e importância social, cultural e econômica. A exposição vai até o dia 30 de maio. Confira de terça a sexta, das 9h às 21h; ou aos sábados e domingos, das 10h às 14h. A entrada é franca.

 

 

 

Brasil chega à final da Copa do Mundo da Gastronomia

Giovanna Grossi representa Brasil no Bocuse d’Or | Fotografia Reprodução/Site jornal O Globo – Ela

Giovanna Grossi, uma alagoana de apenas 25 anos de idade, é a brasileira pioneira em chegar à  final mundial do Bocuse d` Or. Trata-se de um concurso criado pelo famoso chef Paul Bocuse e que é considerado a Copa do Mundo da Gastronomia. Givanna ficou em 15º lugar no concurso. Os Estados Unidos foi o grande vencedor na disputa. Noruega e Islândia, respectivamente, levaram o segundo e o terceiro lugares.

 

 

 

 

 

Vaidade humana sob ótica neo-renascentista

Este slideshow necessita de JavaScript.

Começou na última quarta-feira,  1º de fevereiro, no Monte Carmo Shopping, a exposição da artista plástica mineira Lucimary Toledo. “As vaidades da vida humana” mostra nove pinturas em Canvas a óleo e acrílica. Natural de Betim, cidade da Grande BH onde também se localiza o referido mall, Lucimary se inspirou em obras de grandes pintores da Renascença, tais como Monet e Renoir para a criação destas telas. O resultado é recheado de simbolismos sob a figura humana, como o invólucro da alma, e destaca traços dos artistas inspiradores. A visitação é gratuita e o trabalho está exposto no corredor do segundo piso do mall.

 

Galeria Casamirador Savassi mostra ResconsTrue

Mostra ResconTrue, de Alexandre Rato | Fotografia Dilvulgação/Reprodução Galeria CasaMirador Savassi

ReconsTrue é a nova mostra do artista Belo Horizontino Alexandre Rato, em cartaz desde o dia 02, na Galeria Casamirador Savassi, à Rua dos Inconfidentes, 900. Na exposição, ele apresenta uma série de desenhos e pinturas relacionadas ao universo infantil, mesmo quando apreciadas por expectadores de outras faixas-etárias. Rato expõe fragmentos fictícios, nos quais as imagens revelam uma série de alegorias, que enfeitiçam e sugerem a expansão da consciência, no processo de resgatar um olhar ingênuo, sincero e afetuoso sobre os seres vivos e a natureza. Construída de forma harmônica, a partir de um instante em que cada lugar íntimo é desconstruído e reconstruído, ReconsTrue segue em cartaz de segunda a sexta-feira,  das 10h às 19h, e aos sábados, das 10h às 14h. A criação de Alexandre — que circula entre desenho, pintura, gravura e outros formatos e é realizada com materiais diversos — tem relação com o Realismo Fantástico. Através da poética de suas obras, Rato vivencia o lúdico e o mágico.

A Coluna Cool é postada todo sábado!

Envie seu e-mail para o colunista: icarobatista@culturalizabh.com.br.

Coolturalize-se! 

Deixe o seu comentário

Ícaro Batista
Ícaro Batista
Blogueiro desde 2010 e jornalista desde 2016, atualmente é fundador e editor-chefe de um site homônimo de notícias do universo da economia criativa. Apaixonado por moda, arte e teatro desde sempre. A partir de agora, é titular da Coluna Cool, na qual escreve as últimas novidades e tendências culturais e criativas de BH. Então, você já sabe: todos os sábados, aqui, no Culturaliza BH, serão dias de notas que voam nas asas do conteúdo. Fique atento e não desgrude!

3 thoughts on “Coluna Cool: Carnavalizar, Inconfidência Mineira, vaidade e Renascença

  1. Gostei do assunto, os posts são interessantes. Viu, algum colega daqui já viu esse colchão que é novidade o famoso colchão da kenko patto pra me contar se é tão bom assim? Meu ortopedista disse que trata alergias de rinite. http://kenkotop.com.br Alguém daqui já usou?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *